20/07/2015 - Curso de Adoção
Foi realizado hoje o encontro de preparação para casais pretendentes à adoção, no CVT de Machado. O curso contou com a participação de aproximadamente 14 casais, que aguardam por uma criança, se encontram em processo de adoção, ou que estão iniciando a inscrição no cadastro.
Inicialmente tivemos uma palestra da assistente social judicial da comarca de Machado, Arielly Moraes Carvalho, falando sobre os aspectos sociais da adoção.
Após, falei sobre os aspectos psicológicos da adoção. "Filhos do coração - de quem estamos falando?".
Assistimos ao documentário "Filhos da esperança" que muito bem ilustrou tudo o que gostaríamos de expôr sobre o tema.
Após a pausa para o café, contamos com as palavras do Exmo. Dr. Fernando Tamburini, Juiz de Direito da Vara da Infancia e da Juventude de Machado, que conversou conosco sobre os aspectos jurídicos da adoção, e lançou o convite para que os casais conhecessem os abrigos e as crianças, e quem sabe, algo tocaria seus corações.
Acredito termos atingido nosso objetivo: a conscientização sobre adoção. Os casais participaram com seus questionamentos e comentários, enriquecendo nosso encontro.
Agradeço à equipe do CVT por nos ceder gentilmente o espaço e nos ajudar na organização, à todos que participaram palestrando ou comentando, e a todos os casais participantes. Particularmente, passei uma boa tarde, falando e ouvindo sobre essas crianças e adolescentes que tanto admiro, e vislumbrando a realização de sonhos de futuros filhos e futuros pais.
Postado por: Fernanda Vilhena em: 20 de Julho de 2015 às 19:12.
22/06/2015 - Gratidão
Nós do Abrigo Jesus Maria José, agradecemos a generosidade e atenção da comunidade, que tanto tem colaborado para a continuidade e para as melhorias do lar.
De maneira especial agradecemos as empresas que nos apoiaram nesses últimos meses, JFW e GIRO que contribuiram para a pintura nova da casa, a COOPAMA que contribuiu com a doação de agasalhos e alimentos para as internas, a PERNAMBUCANAS que também sempre contribui com a doação de roupas, artigos para deixar o lar ainda mais aconchegante como fronhas, cortinas, edredons, e utensílios domésticos, à UNIMED que fornece acompanhamento médico para as internas, ao SAMU que também nos doou agasalhos para aquecer esse inverno, aos supermercados Cristal I e II e Alvorada e também Pastifício Santa Amália, que sempre fazem doações de alimentos... às pessoas que têm contribuído com doações para os anivesários das meninas: Dr. Agnaldo Raiol que doou a condução para o aniversário da Gisele no Pesqueiro Peixe Vivo, à equipe do pesqueiro que nos proporcionou esse momento de lazer, Ricos Sucos que proporcionou alegria e divertimento no aniversário da Yasmim.
Peço perdão se aqui não me recordei de alguém, porque a generosidade é tamanha, todos os dias! Agradeço aqui a todos de forma geral que tem contribuído para que o Abrigo Jesus Maria José permaneça em sua missão de contribuir para o desenvolvimento saudável e feliz dessas crianças e adolescentes.
De fato é a sociedade que nos dá força, nos impulsiona para que, mesmo diante das adversidades, a gente siga trilhando o caminho da esperança. E de quantos corações bondosos nosso mundo é feito! Como é bom presenciar, em meio às notícias ruins, que ainda há generosidade, ainda há muita gente que faz esse mundo ser melhor, todo dia.
Muito obrigada!
Postado por: Fernanda Vilhena em: 23 de Junho de 2015 às 16:11.
05/02/2014 - Reunião da equipe
Hoje nossa equipe se reuniu para tratar assuntos gerais da Instituição. Estiveram presentes as funcionárias do período noturno: Giovania e Claudinéia, a nova funcionária do período diurno: Ângela, a assistente social, Maria, e a psicóloga Fernanda.
Iniciamos a reunião refletindo sobre a importância desse nosso encontro, a importância da presença de cada uma, em cada momento da nossa história no lar.
PRESENÇA
Que bom que você veio!
O encontro é algo divino e maravilhoso!
É maravilhoso...
Encontrar a simplicidade, a disponibilidade,
O olhar puro, o gesto pronto...
É maravilhoso...
Encontrar um riso aberto, uma alma corajosa,
Um desejo de ser mais.
Aqui, se realiza a maravilha do encontro,
Porque você se faz presente...
Realiza porque você veio, trazendo um pouco de seu próprio manancial cristalino: um pouco das suas histórias, um pouco de você mesmo...
E esteja em casa, e abra seu coração!
A sua presença há de nos deixar mais ricos, há de nos aumentar as energias, para a luta de construir...
Sim!
É da esperança, é do construir, que o mundo de hoje precisa...
Com as nossas mãos, apertadas às suas,
Encontraremos novos rumos!
Que bom que você veio!
Ao final da reunião, fizemos a dinâmica da teia. Essa teia somos nós, e é através da nossa união e do nosso trabalho que sustentamos o potencial do Abrigo Jesus Maria José. É tempo de dar continuidade, e mais ainda, é tempo de renovar!
Obrigada, equipe, pela dedicação!
Postado por: Fernanda Vilhena em: cinco de Fevereiro de 2014 às 17:47
18/09/2014 - Famílias Amigas
O Abrigo Jesus Maria José conta com o apoio de famílias que acolhem as internas aos finais de semana, feriados e férias escolares. São famílias amigas da Instituição, que visam colaborar de alguma forma para o bem-estar geral das meninas, proporcionando-lhes momentos de acolhida, convivência em ambiente familiar, afeto, entre tantas outras contribuições.
Para se tornar uma família amiga é necessário se apresentar à Instituição e fornecer seus dados, receber a visita da equipe técnica do Abrigo ou da assistente social judicial. Mas fundamental mesmo é querer ajudar.
As crianças e adolescentes devem estar inseridas na comunidade e isso se faz principalmente através das famílias amigas e dos voluntários.
Muitas vezes as pessoas tem receio de não saber como lidar com as internas neste período, e sempre digo que são crianças e adolescentes como quaisquer outras de mesma faixa etária, tem os mesmos anseios e necessidades. Precisam de carinho e de limites, de bons ensinamentos morais, de se sentirem valorizadas. A diferença é que, por diversos motivos, não vivem no seio familiar, ainda que provisóriamente. Muitas vezes a história de vida não às favoreceu, embora, no convívio com elas, possamos perceber o quanto são resilientes, pois mesmo diante das adversidades nos surpreendem positivamente sempre.
É importante salientar que, em conformidade com o artigo 50 do ECA*, a permanecia da criança sob a responsabilidade da família neste período não implica em adoção ou guarda.
Já as famílias que tem interesse em adotar alguma criança devem se dirigir ao fórum municipal e receber as orientações para serem inseridas no cadastro nacional de adoção, que trata-se de uma ordem cronológica de adotantes, que é percorrida quando se decide judicialmente que alguma criança está apta a ser adotada.
Se você quer saber mais sobre como participar, ou tem interesse de se tornar uma família amiga do Abrigo Jesus Maria José, entre em contato conosco! As meninas ficam muito felizes em poder contar com tamanha generosidade.
* Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 50: A autoridade judiciária manterá, em cada comarca ou foro regional, um registro de crianças e adolescentes em condições de serem adotados e outro de pessoas interessadas na adoção (...) §5º: Serão criados e implementados cadastros estaduais e nacional de crianças e adolescentes em condições de serem adotados e de pessoas ou casais habilitados à adoção” (...).
Postado por: Fernanda Vilhena em: 18 de Setembro de 2014 às 19:02.